Vinte imagens do repórter fotográfico Antonio Scapinetti (ao lado) da Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom) da Unicamp, estão na exposição “Radiais e Paralelas”, a ser inaugurada no dia 3 de agosto. A mostra ocorrerá no Espaço de Arte do Centro de Convenções da Universidade, no âmbito do Projeto Unicamp Dia-a-Dia, da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC). As fotos podem ser vistas até 31 de agosto, de segunda a sexta, das 9h00 às 17h30.
O título da exposição remete ao trabalho jornalístico desempenhado diariamente por Scarpinetti. A palavra “radiais” é uma referência ao espaço geográfico do campus da Universidade, enquanto “paralelas” faz menção ao trabalho que nem sempre está relacionado às reportagens produzidas para o Portal da Unicamp. Em ambos os casos, as imagens de Scarpinetti revelam um profissional em busca de nuances, angulações e cenários que fogem do comum, como demonstram as fotografias publicadas nesta página. “Procurei usar a técnica a serviço da arte, com alma e olhar crítico. É fundamental buscar a beleza onde ela não aparenta estar, tornando interessantes as imagens dos momentos de nossas rotinas de viver a arte, a ciência e a tecnologia”, observa o autor.
Além de repórter fotográfico, Antonio Scarpinetti é especialista em organização de acervos fotográficos e jornalísticos. Natural de Olímpia (SP), realiza há 20 anos neste município um trabalho iconográfico e de divulgação da cultura popular a partir dos grupos participantes do Festival Nacional de Folclore. Criou e coordenou por mais de 10 anos o Centro de Pesquisa e Documentação da Rede Anhangüera de Comunicação (Cedoc-RAC), em Campinas. De 1984 e 1991, foi pesquisador e arquivista no Departamento de Documentação (Dedoc), da Editoria Abril, em São Paulo.
Scarpinetti também atuou como repórter em rádios e jornais de Campinas e Jundiaí, participou da curadoria e do livro de fotografia “Fotojornalismo e Cidadania” e fotografou, em cobertura nacional, o “Projeto Melhores Práticas”, da ONU, sobre moradias e urbanização popular, para a Caixa Econômica Federal. É autor das fotos que compõem o livro fotobiográfico “Teia do Saber – Capacitação de Professores da Rede Pública”, obra que mostra, em forma de reportagem, a participação da Unicamp no programa Teia do Saber. Integra também, na Unicamp, um dos grupos de estudos de casos no projeto Interpares de preservação de documentos digitais autênticos, sob orientação do Arquivo Nacional e da Universidade de British Columbia (UBC), no Canadá.