A
história de Dido, também chamada Elisa, princesa fenícia
do épico Eneida, escrito por Virgílio no século I a.C.,
serviu de pano de fundo para apresentar um dos problemas
clássicos da Matemática, denominado isoperimétrico. Por
meio de um vídeo de 10 minutos, roteirizado por Roberto
Limberger, o problema é abordado de forma lúdica e com conteúdo
para fácil assimilação. Não se trata de uma aula, mas transcorre
como uma história contada para adolescentes e inclui aspectos
históricos, problemas reais e demonstrações práticas do
exercício.
Segundo Limberger, a ideia é trazer a matemática
para o cotidiano do aluno e, assim, motivá-lo a se aprofundar
no conteúdo. Há que se destacar ainda a importância de incluir
diferentes recursos didáticos em sala de aula. “Acredito
ser uma rica fonte de pesquisa para professores que desejam
apresentar exemplos próximos ao cotidiano do aluno e dinamizar
as aulas com a incorporação de recursos multimídia”, destaca
Limberger, que possui formação tanto em Matemática como
na área de Audiovisual.
O vídeo integra, juntamente com programas
computacionais de matemática, o Projeto M3, uma parceria
entre Unicamp e MEC para o desenvolvimento de material multimídia
voltado para alunos do ensino médio. Ao todo, Limberger
desenvolveu outros 14 vídeos com conteúdos da matemática,
sendo que seis deles compõem uma série especial com temas
relacionados à Geometria da Terra. Todos sempre no mesmo
formato e linguagem para que o aluno entenda melhor o conteúdo.
O material será disponibilizado na internet para os professores,
que terão ainda acesso a softwares e outros recursos desenvolvidos
por pesquisadores da Universidade.
O destaque para o problema isoperimétrico
apresentado no vídeo A Lenda de Dido foi selecionado por
Limberger para compor sua dissertação de mestrado apresentada
no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
(Imecc), orientada pela professora Sueli Irene Rodrigues
Costa. Ele explica que a complexidade do assunto e a sua
importância foram determinantes para a escolha. Em uma pesquisa
em inúmeros materiais didáticos, ele observou que o problema
isoperimétrico é muito pouco descrito. Limberger não encontrou
referências ao tema, surgindo então a iniciativa de utilizar
o mesmo assunto com ferramentas da matemática do ensino
médio e superior. “Em alguns casos é possível utilizar as
explicações para os conteúdos de cálculo de uma ou mais
variáveis na faculdade”, acrescenta.
Detalhar o problema em forma de vídeo envolve
um processo de criação do roteiro, pesquisa aprofundada
do tema e vários ajustes para chegar a um produto final
de quali dade. Em geral, depois da pesquisa do conteúdo,
são mais duas semanas para desenvolver o roteiro em uma
primeira versão. “Em alguns roteiros, fizemos até seis tratamentos
para ajustes e adequações”, explica.
No caso da princesa fenícia, a questão
era resolver como circundar uma grande quantidade de terras
com a pele de um touro para fundar uma cidade. O problema
surgiu por conta da fuga de Dido, depois da morte de seu
marido Enéias, e o acordo feito com o rei Jarbas. Foi então
que ela e seus seguidores tiveram a ideia de cortar a pele
do animal em tiras e formar uma corda longa e, com isso,
circundar uma quantidade considerável de terras. A cidade
no norte da África foi chamada de Cartago, onde hoje está
localizada a Tunísia. Ainda no vídeo é apresentada outra
personagem com problema semelhante que precisa cercar a
maior área possível com 80 metros de tela para acomodar
a sua criação de ovelhas. A partir daí, é proposto um sistema
de resolução de equações para solucionar o clássico.
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■ Publicação:
Dissertação: “Abordagens
do Problema Isoperimétrico”
Autor: Roberto Limberger
Orientadora: Sueli Irene Rodrigues Costa
Unidade: Instituto de Matemática, Estatística
e Computação Científica (Imecc)
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