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Faculdade de Tecnologia
ganha prêmio de inclusão social


A equipe que trabalha no projeto recebe o prêmio em cerimônia realizada em São Paulo (Foto: Divulgação)8/9/2009– O projeto Ecoedu Ambiental – Plantando Conhecimento, concebido pela Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp, foi premiado no dia 24 de agosto no Teatro Raul Cortez, em São Paulo. O trabalho foi Destaque 2009 em Inclusão Social pelo Instituto da Cidadania Brasil e deu ênfase à promoção da inclusão social e digital de crianças e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos. Sua autora, a engenheira civil Cristina Lucas Jaquiê Ribeiro, é professora da FT e relata que a distinção é um reconhecimento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) à extensão de qualidade que um grupo de 12 alunos da graduação, além de três voluntários, tem feito em prol do município de Limeira. Desde seu início, em 2006, o projeto acolhe cerca de 20 crianças por semestre.

O prêmio é uma realização do MCT e do Instituto da Cidadania Brasil, com o objetivo de premiar, reconhecer e criar referência para as melhores ações ou práticas sociais desenvolvidas pelas instituições de ensino superior brasileiras. A premiação destaca as melhores práticas sociais, estimulando-as ao desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de abordagem, que preenchem as lacunas sociais nas áreas de Direitos Humanos, Justiça, Trabalho, Cultura, Comunicação, Saúde, Tecnologia e Produção e Educação e Meio Ambiente.

A ideia é inserir as crianças e o formador em um mundo de possibilidades de participação ativa na formação de uma cultura de pensadores, de socialização e de melhoria do rendimento escolar. As crianças do projeto apresentam necessidades educacionais especiais e estão em situação de vulnerabilidade social no município estudado.

O Ecoedu-Ambiental Plantando Conhecimento foi criado juntamente com um trabalho voluntário de ecoterapia em Limeira, diante da necessidade de uma ação contínua de extensão com grupos mais desfavorecidos da sociedade. Iniciou-se então um trabalho de mobilização da comunidade acadêmica para desenvolver o projeto, a partir de aulas técnicas, atividades lúdicas e oficinas. Ele cresceu e hoje já se mantém sem a ecoterapia. As crianças já estão acostumadas com o ambiente da Universidade, e todas as atividades acontecem na própria FT. Uma parceria acadêmica foi feita com a Apae, para garantir às crianças acompanhamento multiprofissional, a fim de promover seu desenvolvimento e reforçar suas potencialidades e capacidades.

 

 
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