Unicamp na Mídia
Globo.com
Conheça os primeiros lugares nos vestibulares Histórias exemplares de três jovens: João, Gilberto e Filipe, que vieram de familias pobres, estudaram em escolas publicas e passaram nas primeiras colocações de alguns dos vestibulares mais difíceis do país. Eles foram entrevistados na edição de 25 de fevereiro do “Fantástico”. João, um adolescente com muita força de vontade, foi aprovado em primeiro lugar em cinco vestibulares: mecatrônica na USP, engenharia química na Unicamp, engenharia de telecomunicações na PUC de Campinas, engenharia eletrônica da PUC de São Paulo e engenharia química na Unifesp.
Correio Popular
O primeiro colocado no vestibular 2007 da Unicamp, João Francisco Ferreira de Souza, de 17 anos, decidiu que irá fazer o curso de engenharia química na instituição. Ele estava indeciso em relação ao curso de engenharia mecatrônica da Universidade de São Paulo, no qual também foi aprovado. Na semana passada, ele e os demais estudantes que se matricularam em primeira e segunda chamadas do vestibular da universidade tiveram de fazer a confirmação da matrícula. “Agora, é só alegria e festa”, disse Souza. “Se eu saísse daqui sem ser pintado com pelo menos o nome da Unicamp na testa, iria decepcionado para casa. O trote foi demais. Gosto mais da engenharia química”, disse Souza.
Somente o Horário de Verão teve fim. O domingo foi muito quente o dia todo em Campinas, chegando à temperatura máxima de 31,5°C. Como é esperado num país tropical, o calor fez com que piscinas e parques lotassem. E não foi só, a radiação ultravioleta esteve no grau mais elevado e a umidade do ar relativamente baixa, o que é extremamente perigoso para quem não toma os devidos cuidados e se expõe de maneira imprudente aos raios solares. “A intensidade da energia do sol nessa época é mais direta e o maior problema da exposição é que os efeitos são cumulativos na pele”, afirmou Jurandir Zullo Júnior, pesquisador e diretor do Centro de Pesquisas Meteorológicas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A Orquestra Infanto-Juvenil da Unicamp abre vagas para crianças e adolescentes que já estejam estudando música. No total são 6 vagas para violino, 4 para viola, 3 para vioncelo, 2 para contrabaixo, 1 flauta transversal, 2 para aboé, 1 clarinete, 2 para fagote, 2 trompetes,2 trompas. Já instrumentos como violão, guitarra, baixo elétrico, bateria, saxofone e flauta doce não participam do processo de seleção. As inscrições podem ser feitas através do email sgebram@unicamp.br até 12 de março. Mais informações pelos telefones 3788.7700 ou 7701.
Gazeta de Limeira
A assinatura do reitor da Unicamp José Jorge Tadeu nos próximos dias, confirmando oficialmente o convênio que firma a parceria entre a Prefeitura e universidade para a criação do Parque Tecnológico de Limeira, será o primeiro passo para que o município possa canalizar pesquisas do campo tecnológico e atrair novos mercados.