As aulas de Educação Física no ensino fundamental já não acontecem, há um bom tempo, apenas em quadras ou ambientes externos. Os professores vêm optando por diferentes conteúdos, utilizando vídeos e outros recursos, para dar uma visão mais abrangente do esporte a seus alunos. Foi o que fez o educador físico Eduardo Fantato. Em sua pesquisa de mestrado, Fantato elegeu a mídia como foco do estudo, a partir de experiências realizadas com alunos de 8ª série de uma escola de Paulínia.
Mesmo não sendo o titular da disciplina, Fantato realizou atividades com o objetivo de entender o que os estudantes valorizam no noticiário esportivo veiculado pela mídia. “Em geral, as abordagens partem daquilo que o professor acredita ser importante transmitir. Neste caso, os aspectos oferecidos partiram da bagagem de conhecimento que o aluno já tem”, explica.
Durante as aulas, foram apresentados aos alunos gravações de reportagens e do programa Globo Esporte. Eles também montaram um jornal impresso com notícias veiculadas na mídia para entender um pouco do processo de produção de uma publicação. Segundo o educador físico, as aulas ganharam outra dimensão. “Os alunos possuem um nível de crítica surpreendente”.
Ele explica que a linguagem e as informações fornecidas pela mídia fazem parte do cotidiano dos adolescentes e isso facilita o entendimento das práticas esportivas. Todas as atividades com os alunos foram gravadas e analisadas. Elas estão na dissertação “Esporte e Mídia: interfaces e significados dos conteúdos esportivos atribuídos pelos alunos”, orientada pelo professor Paulo Cesar Montagner.