| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 350 - 5 a 12 de de março de 2007
Leia nesta edição
Capa
Vestibular
Cartas
Futuro energético
Flora do mel
Música das ruas
Alcir Pécora
Estresse
Hipertensão
Replan
Asma
Esporte na mídia
Música
Painel da semana
Teses
Unicamp na mídia
Livro da semana
Portal Unicamp
Cooperação
Violência
 

10

DESTAQUES DO PORTAL DA UNICAMP NA ÚLTIMA SEMANA

Bem-vindos à melhor universidade brasileira’
“Bem-vindos à melhor universidade brasileira”. Foi com essa frase que o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, recepcionou os calouros em cerimônia realizada no dia 26 de fevereiro, no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU). E ele fez questão de explicar em detalhes o significado dessa frase. De acordo com o reitor, existem diversos mecanismos que avaliam os cursos de graduação existentes no Brasil e, proporcionalmente ao número de cursos, a Unicamp, em todas as avaliações, é aquela que tem o maior percentual de cursos avaliados com o grau máximo na graduação. “Isso caracteriza a Unicamp como uma excelente universidade”, ressaltou Tadeu. Além disso, o reitor explicou aos novos alunos que existe também um sistema de avaliação dos cursos de pós-graduação no país, instituído pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação. “A maior e melhor média de avaliação dos cursos de pós-graduação do país é da Unicamp, portanto, mais uma vez, matematicamente, estamos falando da melhor universidade brasileira”, afirmou o reitor.

Reforçando a sua afirmação, o reitor disse que para uma universidade ter competência precisa produzir conhecimento novo, fazer pesquisa e buscar soluções para que a sociedade evolua e o país se desenvolva. “A maior produção per capita de artigos científicos publicados é da Unicamp”, observou Tadeu. Outro ponto apresentado pelo reitor é que a Unicamp é a primeira colocada no ranking nacional de patentes, ou seja, a instituição brasileira que mais possui registro do conhecimento desenvolvido. Mas, mais importante do que isso, é fazer com que esse conhecimento chegue a beneficiar a sociedade e isso só é possível quando a instituição licencia a patente, transferindo conhecimento para alguém explorar em benefício da sociedade. “A instituição brasileira que mais tem patentes licenciadas é a Unicamp, portanto, trata-se da melhor universidade brasileira também nesse campo”, disse Tadeu concluindo sua explicação.

O nível de excelência atingido pela Unicamp, segundo Tadeu, só foi possível porque a universidade tem um modelo muito importante que faz das atividades de pesquisa, geração do conhecimento novo e da relação com sociedade através da extensão, os agentes qualificadores do seu ensino. Esse modelo é muito importante, porém, não garante absolutamente nada, reiterou Tadeu. Há três pilares de qualidade que sustentam esse modelo e aí surgem as razões para o sucesso da Unicamp. O primeiro deles é a qualidade docente, com 96% do quadro de professores com titulação mínima de doutor e 90% em regime de dedicação integral. O segundo pilar importante é a infra-estrutura. “Não há como formar bons profissionais sem bons laboratórios, boas salas de aula, boas bibliotecas e recursos computacionais”. O terceiro pilar qualitativo extremamente importante, segundo o reitor, é a atuação dos alunos da Unicamp. “Nada disso funciona se não tivermos bons estudantes, portanto, a responsabilidade de vocês não é pequena. Continuar sendo a melhor universidade do Brasil depende, numa parcela, de vocês. Depende do esforço e da dedicação de cada um, buscando o aprendizado e a realização da concretização desse terceiro pilar”, finalizou Tadeu.

Participou da mesa de abertura da recepção aos calouros a professora Renata Soares de Azevedo, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Renata, que é coordenadora do Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante (SAPPE), órgão ligado à Pró-Reitoria de Graduação (PRG), fez uma explanação sobre os objetivos do órgão que é a prestação de assistência psicológica e psiquiátrica aos estudantes da universidade. Além dela, as presenças da professora Maria Teresa Moreira Rodrigues, coordenadora do Serviço de Apoio ao Estudantes (SAE); do pró-reitor de Graduação, o professor Edgar Salvadori De Decca e do assessor especial da PRG, professor Sigisfredo Brenelli.

Veja notas detalhadas.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP