APRESENTAÇÃO
O primeiro objetivo deste
relatório é demonstrar as grandes linhas de
trabalho que no plano administrativo, acadêmico e
da produção científica e cultural ocuparam
a comunidade da Unicamp nos últimos quatro anos.
O segundo é prestar
contas à sociedade do que se realizou, nesse período,
com a prerrogativa da autonomia plena. E pode-se acrescentar
aqui um terceiro propósito desta publicação,
que é o de lançar luz sobre as ações
futuras a partir de uma visão em perspectiva das
atividades do passado recente.
Por mais abrangente que seja, não se trata ainda
assim de um demonstrativo completo. A riqueza, a variedade
e a multiplicidade das ações desenvolvidas
na Unicamp, em suas instâncias acadêmicas e
administrativas, ultrapassam em muito a síntese aqui
apresentada.
Apesar disso, mais que dar
conta de fatos e realizações – e queremos
crer que não foram poucos –, esta publicação
procura refletir e fixar, para além de uma história
estatística, o que foi a vida da Unicamp no quadriênio
que passou.
Em abril de 2009, quando
se fecha o período tratado nesta publicação,
a Unicamp contava com aproximadamente 33 mil alunos matriculados
em 64 cursos de graduação e 139 programas
de pós-graduação em seus campi de Campinas,
Piracicaba e Limeira. Seus 1.727 docentes pesquisadores,
dos quais 97% com titulação mínima
de doutor e 86% atuando em regime de dedicação
exclusiva, seguiram liderando a produção per
capita nacional de artigos científicos publicados
em revistas internacionais indexadas. A qualidade de seus
produtos científicos, muitos dos quais de aplicabilidade
social imediata, manteve a Unicamp no topo da lista dos
principais geradores de patentes no país –
preparando a marca, nesta altura prestes a ser obtida, de
600 patentes depositadas, das quais 31 licenciadas para
a indústria.
Muitas e diversificadas foram
as realizações da Unicamp no período.
A graduação teve um aumento de 17% em suas
vagas disponibilizadas no vestibular, o maior já
realizado de uma só vez desde a implantação
da autonomia plena em 1989. A pós-graduação
consolidou sua posição como a melhor do país,
conforme demonstra a avaliação da Capes dada
a público em 2007, na qual a Unicamp, mais uma vez,
obteve a maior média entre as universidades brasileiras
– e a única a ter 70% de seus cursos situados
nos níveis de “alto desempenho” e “padrão
internacional”. A produção científica
continuou sua marcha ascendente, o que se pode constatar
pelo evolução das publicações
em revistas internacionais indexadas – de 1.898 em
2004, saltou-se para 2.752 artigos em 2008 –, o que
mantém a Unicamp no topo do ranking da produção
per capita na área. As atividades de extensão
ganharam maior adensamento, inclusive com a restauração
do prédio da antiga Estação Guanabara
e sua transformação em braço cultural
da Unicamp no centro urbano de Campinas. A cooperação
internacional foi intensificada e amplificada, com grande
ênfase no intercâmbio de docentes e alunos.
O programa de Planejamento
Estratégico (Planes) definiu e cumpriu linhas de
ação concretas, criando uma nova cultura de
acompanhamento e projeção do desenvolvimento
institucional.
Por fim, cabe destacar a
construção do novo campus de Limeira e a instalação
da Faculdade de Ciências Aplicadas – este que
ficará talvez como o fato mais nítido e que
melhor identificará a gestão que ora finda
–, inaugurado em março último e onde
já agora se ocupam de suas atividades acadêmicas
480 novos alunos distribuídos pelos oito primeiros
cursos da nova unidade.
No plano dos investimentos,
cabe lembrar que foram aplicados, ao longo do quadriênio,
R$ 91,9 milhões em obras físicas e no reequipamento
da Universidade, e que, no âmbito das unidades de
ensino e pesquisa, houve considerável avanço
nas ações acadêmicas graças inclusive
à construção de novos espaços
físicos e à agregação de novos
laboratórios.
Longe de pretender realçar
qualquer mérito individual ou de grupos, este relatório
cuida antes de refletir a ação conjunta de
toda a Universidade e de seu inequívoco amadurecimento
institucional, representando a soma dos esforços
das unidades de ensino e pesquisa, dos núcleos e
centros interdisciplinares de pesquisa e das unidades de
apoio técnico, administrativo e acadêmico.
José Tadeu
Jorge
Reitor