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A pesquisadora Raquel Grando de Oliveira: “Nenhum método relevante foi encontrado para produtos que necessitam de altas temperaturas para cozimento” (Foto: Antoninho Perri)

Comunidade acadêmica participa
de discussões sobre criação do ProFis

Marcelo Knobel, pró-reitor de Graduação, durante encontro no último dia 19: debates têm gerado muitas sugestões e críticas construtivas (Foto: Antonio Scarpinetti)19/4/2010 – Os debates em torno da proposta de implantação do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFis), que pretende criar 120 novas vagas de graduação na Unicamp, destinadas aos melhores alunos oriundos das 96 escolas públicas de ensino médio de Campinas, estão sendo muito profícuos. A avaliação é do pró-reitor de Graduação da Universidade, Marcelo Knobel, que visitou dia 19 três unidades de ensino e pesquisa para apresentar o conceito e as linhas gerais do projeto a docentes, alunos e funcionários. De acordo com ele, a participação do público tem sido muito positiva. “Temos colhido muitas sugestões e críticas construtivas à ideia”, afirmou.

Knobel esteve no Instituto de Biologia (IB), Faculdade de Engenharia Química (FEQ) e Faculdade de Ciências Médicas (FECM). Aos poucos, segundo ele, o ProFis será apresentado em todas as unidades de ensino e pesquisa, de modo que a comunidade acadêmica possa se inteirar dos seus mecanismos e objetivos. Na FCM, o pró-reitor de Graduação fez questão de assinalar que a proposta do programa ainda está em aberto. “A intenção de trazer o projeto à discussão é justamente ouvir o que a comunidade tem a dizer. Estamos em busca de consenso, e toda contribuição será bem-vinda”, afirmou.

Knobel disse aos presentes que o ProFis tem dois eixos importantes. O primeiro refere-se à oferta de um curso de formação ampla e aprofundada aos 120 melhores alunos egressos das escolas públicas de Campinas. Após esse período, a proposta é que eles tenham vagas asseguradas nos cursos tradicionais da Unicamp. A opção pela carreira, nesse caso, seria feita de acordo com o desempenho acadêmico de cada um. “A intenção original é usar o resultado do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio, aplicado pelo Ministério da Educação] para selecionar esses estudantes, mas esta questão também não está fechada”, informou.

O segundo eixo do ProFis, acrescentou o pró-reitor, é caracterizado pelo seu caráter de inclusão social. Knobel lembrou que boa parte dos estudantes de escolas públicas sequer se inscreve para participar do vestibular da Universidade, por considerar que não teria condições de ser aprovada. “Com esse programa, queremos dar oportunidade para que alguns desses jovens possam vir estudar na Unicamp. Não pretendemos obviamente resolver o problema da exclusão social no ensino superior de modo geral, mas queremos apresentar uma proposta inovadora que contribua para reduzir esses índices. Esperamos que outras iniciativas do gênero possam ser adotadas por outras universidades futuramente”.

Caso venha a ser aprovado nas diversas instâncias da instituição, o ProFis funcionará como projeto-piloto em um primeiro instante, como esclarece o pró-reitor de Graduação. A intenção é acompanhar de perto tanto os estudantes quanto as atividades, de modo a fazer com que a proposta seja aprimorada e eventualmente ampliada no futuro. Mesmo sendo um programa relativamente pequeno, o ProFis deverá produzir um impacto importante na inclusão desses jovens no ensino superior público de qualidade, como aponta Knobel. “Se levarmos em consideração que 6 mil estudantes concluem anualmente o ensino médio na rede estadual de ensino de Campinas, as 120 vagas que pretendemos oferecer já alcançariam 2% desse contingente, o que é um percentual bastante representativo”, avaliou o pró-reitor, em recente entrevista do Jornal da Unicamp. Segundo ele, a expectativa é que o ProFis possa ser implantado em 2011.
(Manuel Alves Filho)

 

 
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