Álgebra e atividades exploratórias
A
álgebra vem ganhando destaque nas aulas de Matemática de duas
salas do 7º ano de uma escola estadual de Campinas. Isto porque
o professor Fernando Luis Pereira Fernandes adotou uma metodologia
para o ensino da disciplina que despertou o interesse da garotada.
Foram atividades exploratório-investigativas que proporcionaram
aos estudantes compreender o significado das expressões e
relacioná-las com outros assuntos da Matemática. “Eles interpretaram
o problema ao invés de puramente resolvê-los de uma forma
mecânica”, explica Fernandes.
A experiência também levou
o educador matemático a constatar que este tipo de metodologia
em que se apresentam as tarefas de caráter aberto com várias
possibilidades de resoluções promove maior participação e
engajamento dos alunos. É conveniente trabalhar em equipes
e a aula não é apenas expositiva. “Em outras experiências
em que tive a curiosidade e a participação dos alunos na atividade
investigativa, não foi menor em virtude da pouca ou nenhuma
relação com temas da realidade”, argumenta Fernandes, que
descreveu na dissertação de mestrado apresentada na Faculdade
de Educação (FE). A orientação foi realizada pelo professor
doutor Dario Fiorentini e fez parte do Grupo de Pesquisa de
Prática Pedagógica em Matemática (Prapem).
Na dissertação, o educador
matemático evidencia que os alunos se apropriaram de um modo
de produzir sentido e estabelecer relação com a álgebra a
partir da leitura e escrita de textos que mobilizam signos
próprios do conteúdo. “O estudante se torna protagonista e
produtor do próprio conhecimento”, descreve. Ele lembra que
o sétimo ano é o período em que os alunos começam a ter contato
com o estudo da álgebra e, portanto, um momento propício para
que sejam inseridas ações para o desenvolvimento de um letramento
algébrico.
O estudo contemplou três
tarefas exploratório-investigativas desenvolvidas no período
de um mês. Outro desafio encontrado por Fernandes foi implementar
a metodologia em salas numerosas de uma escola pública estadual.
O material de análise foi constituído pelas transcrições de
aulas gravadas em áudio e vídeo, pelo diário de campo de Fernandes,
por narrativas produzidas por uma auxiliar de pesquisa e pelos
relatórios escritos pelos próprios alunos.
Publicação
Dissertação:
“Iniciação a práticas de letramento algébrico em aulas exploratório-investigativas”
Autor: Fernando Luis Pereira Fernandes
Orientador: Dario Fiorentini
Unidade: Faculdade de Educação (FE)
|