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Quando a leitura ajuda a 'transver' e decifrar o nosso mundo

Os professores Antonio Augusto Gomes Batista (UFMG), Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo (Unesp), Milton José de Almeida (Unicamp), o historiador Peter Burke (Universidade de Cambridge) e os escritores Affonso Romano de Sant'Anna e Ignácio de Loyola Brandão, todos integrantes de mesas do 17º Cole, opinam sobre o papel da leitura e avaliam o impacto da internet na difusão do conhecimento.

AFFONSO ROMANO DE SANT'ANNA

1) Parafraseando trecho de poema de Manoel de Barros que integra o temário do 17º Cole, como é possível "transver" o mundo?

2) Qual o papel da leitura no mundo contemporâneo?

3) Qual o impacto da internet e das novas tecnologias na difusão da leitura?

Ferreira Gullar durante conferência presenciada por cerca de cinco mil pessoas no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, no16º Cole, em julho de 2007: evento é o maior do gênero no país.  (Foto: Antonio Scarpinetti)1) Esta palavra é muito sugestiva -"transver". Manuel de Barros, mais do que "transver" , "transverberou". Literatura é isto, é a "transverberação" do mundo. Gosto desta palavra, porque há aí o "verbo", mas há a "ação", tudo isto impulsionado pelo prefixo "trans" que atravessa e impulsiona tudo. Poesia é isto,"transverberação".
A literatura é algo escrito, ligada ao verbo, mas é também um modo de "ver". Por isto, dizia Drummond, que quando ele morresse, morreria também um certo modo de "ver" o mundo. E os escritores são pessoas que através da palavra ensinam as pessoas a verem e reverem o mundo. Veja só: o mundo é um antes e um depois de Kafka. Ele nos ensinou a ver o mundo de outro jeito. Você não vê nunca mais o sertão da mesma maneira depois de ler Guimarães Rosa.
Então, retomando um tema de que tratei em "A cegueira e o saber" (Ed. Rocco), viver & escrever, ou como costumo dizer, " escreviver" - é um modo de aprender a ver, de revelar o modo de ver e de ser. Como diriam outros, um modo de desvelar, revelar. Primeiro, o autor se espanta com o que viu. O verdadeiro artista é aquele que está vendo as coisas mais banais, sempre pela primeira vez. É essa a grande lição de Clarice Lispector, naquilo que, estudando sua obra, apontei como "epifania": a revelação dentro da banalidade da vida. Uma personagem sua sai para fazer compras e pegar um bonde e, de repente, já não é mais a mesma pessoa. No crepúsculo, no lusco-fusco, nessa região intermediária, acontece a "epifania". Sua vida se enriqueceu de uma estranheza maravilhosa e incomunicável.
Pois o artista é o que teima em comunicar a incomunicável estranheza do mundo.

2)
Ter sido presidente da Fundação Biblioteca Nacional durante seis anos, ter viajado e conhecido as maiores bibliotecas do mundo, ter convivido com grandes bibliotecários, ter sido levado a pensar metodicamente sobre o livro, a leitura e a biblioteca, tudo isto, enriqueceu minha vida para sempre. Nem as mesquinharias da vida burocrática conseguiram empobrecer minhas experiências.
A partir daquela época, não apenas como escritor, mas como agente cultural vivenciei momentos exponenciais, diria de certa "epifania" nessa relação com o universo da leitura. Ainda agora estou entregando para publicar um livro intitulado "Ler o mundo", no qual vou reunir três tipos de materiais: a) as crônicas que publiquei relacionadas com a leitura; b) os ensaisos e conferências que fiz aqui e ali teorizando sobre leitura-livro-biblioteca: e c) a história de minha experiência na FBN e nesse universo nos últimos 20 ou 30 anos.
Nessa sociedade em que a tecnologia chega de modo avassalador, em que qualquer suporte envelhece rapidamente, a questão da leitura se impõe como tema central. Como digo num determinado texto: "Tudo no mundo é leitura. Tudo é decifração. Ou não. Depende de quem lê". Por isto, até esse "ou não" tem que ser lido e interpretado.
Me lembro que nos anos 90 do século passado, James Billigton, da Biblioteca do Congresso Americano, nos anunciava que ia passar todo o acervo daquela biblioteca para o CD Rom. Tinha 200 milhões de dólares para isto. Pois bem. Em menos de dois ou três anos, o CD Rom deixou de ser o suporte ideal. Foi superado. Historicamente passou a ser quase um incunábulo, coisa do passado. No entanto, a questão da leitura permanece como desafio.
A internet é o exemplo disto. E está nos obrigando a ler, reler nossas teorias. Da posição anterior em que havia um modelo de comunicação baseado na "estrela" - no qual a comunicação se irradiava de um ponto central para a periferia, passamos para um momento de irradiação da informação em todas as direções. Isto é passar do universo de Ptolomeu para o de Copérnico, de Newton para Einstein. E lidar com leitura hoje é lidar com essa revolução.
Me lembro que numa reunião com editores, na Câmara Brasileira do Livro, tentando alertar-lhes para o novo sentido da leitura na sociedade contemporânea, lhes dizia: "quando eu falo de leitura não estou falando de leitura, mas de leitura". E o diabo é que tive que explicar isto não só para eles, mas para um ministro tipo Antonio Houaiss.

Ferreira Gullar durante conferência presenciada por cerca de cinco mil pessoas no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, no16º Cole, em julho de 2007: evento é o maior do gênero no país.  (Foto: Antonio Scarpinetti)3)
Não dá para fazer profecias. Todo dia tem um artefato novo, um programa novo. O fato é que as pessoas estão sendo obrigadas a ler e a escrever mais e mais. A língua vai se modificar? Vai, é claro. Sempre se modificou. Nossa percepção, nossa velocidade de percepção vai se alterar? Vai. Vamos ficar melhores? Não sei, gostaria.
E este é o grande desafio. As melhorias tecnológicas não têm correspondido a uma melhoria ética e estética. Veja a indigência da arte hoje em dia, sobretudo as artes plásticas. E a ética, onde foi parar com a superposição do particular e do público, do centro e da periferia? Não se trata de voltar a modelos cêntricos anteriores, mas de fazer correções no rumo das coisas. E nisto os artistas, os escritores têm imensa responsabilidade. O imaginário ajuda a organizar a realidade. A realidade é apenas a parte mais visível da ficção.
Quem sabe ler e interpretar não fica à deriva diante do caos.

ANTONIO AUGUSTO GOMES BATISTA
1) Vamos deixar o principal da resposta ao Manoel de Barros mesmo. Eu gosto muito dos trechos em que diz: "A expressão reta não sonha./ Não use o traço acostumado"; e ainda: "Arte não tem pensa:/ O olho vê, a lembrança revê e a imaginação transvê./ É preciso transver o mundo".
Gosto ainda mais da explicação que o próprio Manoel de Barros dá para o último verso: "Isto seja:/ Deus deu a forma. Os artistas desformam./ É preciso desformar o mundo:/ Tirar da natureza as naturalidades".
Eu repito então com ele: é preciso (e é possível) "transver" o mundo tirando "da natureza as naturalidades" construídas pela suposta obviedade das coisas e do mundo.

2) Eu não saberia responder a essa pergunta de modo tão geral. Talvez pensar algumas condições para respondê-la seja mais proveitoso. É preciso, por exemplo, colocar em suspeição (tirar "as naturalidades", como disse o Manoel de Barros) isso a que se chama "mundo contemporâneo" e sua suposta homogeneidade. Qualquer sociedade é marcada pelo fenômeno da desigualdade social, que tende a organizar distintos tempos sociais. A suposta "contemporaneidade" não é a mesma para todos.
No Brasil, por exemplo, para uma parte importante da população é o problema do acesso à língua escrita que se coloca. Os dados do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf) mostram que cerca de 30% da população brasileira possui um domínio muito restrito das habilidades que permitem participar de modo pleno da cultura escrita. Ao mesmo tempo, para outra parte da população, os problemas que estão se colocando são inteiramente novos: outro dia me encontrei com uma professora que, para minha surpresa, trabalha numa escola privada, nas séries iniciais, com robótica e com a linguagem computacional necessária para o desenvolvimento de robôs.
Outro ponto que me parece importante é relativo à idéia mesma de que a leitura tivesse um "papel". A leitura é uma prática muito complexa para que se possa falar em um único "papel" ou "função" geral. Uma direção possível para refletir sobre os papéis é levar em conta a esfera da atividade humana a que se está referindo: na jornalística?; na escolar?; na literária?
Na escola, por exemplo, está parecendo que ocorre um fenômeno geral: uma presença maior de uma leitura com fins instrumentais e ligadas a uma cultura técnico-científica, em detrimento de uma leitura que tem um fim em si mesmo, associada a uma cultura literária. As políticas curriculares, em escala mundial, parecem atribuir cada vez mais prestígio às práticas de leitura e escrita associadas à cultura do primeiro tipo. Como avaliar essas mudanças sem cair numa posição nostálgica nem numa posição de deslumbramento irrefletido é uma outra questão importante para realizar uma discussão mais proveitosa do tema.

3) Evidentemente as novas tecnologias ampliam o acesso a textos e modificam nosso modo de nos relacionarmos com o conhecimento e com a informação (assim como de nos relacionarmos com os outros; basta pensar no MSN, no e-mail, no twiter e nos sites de relacionamento). Como, porém, eu trabalho com sociologia, me interessam mais de perto os efeitos sociais das novas tecnologias de produção, transmissão e preservação do conhecimento e da informação.
A introdução de uma dessas novas tecnologias, historicamente, gera quase sempre o mesmo efeito, que em sociologia se chama "estatutário": produz uma divisão (e uma desigual distribuição de poder) entre aqueles que dominam e aqueles que não dominam essas tecnologias.
Para ir na contramão de certa fascinação com o mundo digital: acabo de ler um excelente trabalho, de Maria José Francisco de Souza, sobre a difusão da escrita (em seus suportes tradicionais), numa comunidade de meio rural do Norte de Minas. Ela estudou o modo como, nessa comunidade de quilombolas muito marcada pela oralidade, a escrita exerceu um efeito de expropriação e de rearranjo na atribuição de poder e status, analisando as memórias de benzedeiras e rezadeiras. Com a difusão e a intensificação do uso de uma tecnologia - a escrita - nas práticas religiosas da igreja católica, essas mulheres perderam de modo muito repentino seu lugar social e tiveram de inventar, não sem uma forte carga de sofrimento, algum modo de incorporar a escrita em suas vidas e reencontrar um lugar num universo social e cultural que se alterou radicalmente.

IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO
1) Transver o mundo? Mas ainda não estamos conseguindo ver o mundo. Imagine transver. A existência da literatura, a compulsão dos escritores sempre foi no sentido de ver o mundo. Como jamais conseguimos ver o suficiente, escrevemos um novo livro, e um outro e mais um. Os escritores se lançam em todas as direções, de todas as maneiras, a cada momento, procurando modos de ver o mundo, ver a vida, entender a existência, o por quê da vida, o por quê do mundo.
Transver, no meu entender, é mais uma daquelas palavras acadêmicas criadas para se teorizar em cima, elaborar conceitos complexos e, muitas vezes, ininteligíveis. Alguns levantam a questão do transver. O transver daria teses de milhares de páginas para serem encadernadas e guardadas nos arquivos.
E a preocupação com o ler? Quem lê de que modo transvê? E os que não leem? Não transveem? Para mim, a questão é ler, é ver, é entender. E um dia transver. Aliás, vou mais além, minha preocupação é escrever, é criar. Se estou transvendo isto compete aos ensaístas, aos analistas descobrirem.

2) Na primeira resposta está a resposta da segunda pergunta. O papel da leitura é dar prazer, é divertir, é entreter, é provocar a cabeça, é questionar, é a partir da leitura compreender a realidade a nossa volta, saber em que mundo vivemos, qual é a nossa vida e em torno de nós, é conhecer o meio, as situações, as paixões, se embeber de emoções e sentimentos. O papel da leitura é nos obrigar a pensar, a refletir.

3) Por enquanto, acho que ainda nenhum. Leitor de internet é leitor de internet. Um leitor particular que deverá ser estudado. O leitor de livro em papel é um. O leitor em vídeo é outro. É muito cedo ainda para avaliar impactos e comportamentos. Um novo meio está a nossa disposição. Como utilizá-lo, de que maneira, o que fazer com ele, como levá-lo a agir sobre as cabeças? Nada sabemos. Fala-se , fala-se, mas tudo às apalpadelas, todos no escuro, ou na penumbra. Mas os profetas do apocalipse preveem o fim do livro. Ah, os catastrofistas! Eles são um perigo, já tentaram acabar até com o mundo.

MARIA ROSA RODRIGUES MARTINS DE CAMARGO

1) Do poema de Manoel de Barros, salto para a poética de Clarice Lispector quando diz que a palavra nada mais é do que isca daquilo que diz, e do que não diz, está nas entrelinhas, está nos interstícios do dito, e do escrito; como um jogo de palavras, "transver" o mundo transcende o dito e o escrito. Penso que a possibilidade para "transver" o mundo pode estar nas fronteiras fervilhantes entre o pensamento e a utopia. O pensamento, como a instância crítica de entender o mundo, e a utopia como a abertura de horizontes túrgidos e prenhes para ver o mundo. A possibilidade, talvez, de "transver" o mundo esteja no mistério que nos conduz à terceira margem, para além da imaginação. Penso que temos de experimentar...

2) A leitura no mundo contemporâneo tem papel fundamental. Tão fundamental é o papel da leitura, quanto fundamental é a abertura de espírito para pensar o que vem a ser leitura, de que leitura estamos falando. Para além de definições, ou da intenção de alocá-la em paradigmas, ou da pretensão de conferir-lhe responsabilidades que vão além daquilo que é. Creio, por exemplo, que ainda não conseguimos alcançar a dimensão de leitura posta por Paulo Freire: da leitura de mundo [incluso o contemporâneo] para a leitura da palavra, para a leitura da palavra escrita, que se volta para uma leitura de mundo plena de sentidos que se modificam, que o modificam ao olhar e à compreensão. Pode-se localizar, aí, o pensamento de que nos tornamos adultos por sabermos ler quem somos.
Ler o/no mundo contemporâneo requer parar... olhar... decifrar... pensar... argumentar consigo mesmo... Requer manusear... sentir o cheiro... apreciar as cores, as sombras, as luminosidades... Requer deixar o olhar vagabundo vagando a página... vagando o mundo.
Tantas reticências, direis, não há lugar para elas no mundo contemporâneo; talvez essa seja a idéia de leitura a perseguirmos no mundo, num tempo histórico em que a rapidez impera, e com ela, um tanto de superficialidade nos fazeres cotidianos, também na leitura.
Por outro lado, talvez possamos creditar também, ao império da rapidez associado ao excesso contínuo de informações que bate aos nossos olhos, à leitura que urge virada tarefa [seja a escolar, a científica, a literária], o encobertamento da leitura sensível que, ao meu modo de ver, acontece. Existe. É digna de registro.
Refiro-me à leitura do analfabeto que inventa modos de ler para solucionar problemas do cotidiano em uma sociedade cheia de letras; refiro-me à mulher que, com mais de 40 anos de idade, frequenta uma sala de EJA e escreve poemas dignos do nome; refiro-me ao graduando em ciências biológicas que se encanta com o trabalho em uma cartolina produzido pela Dona Célia [de 70 anos de idade, quase analfabeta, re-configurando sua infância, pela memória]; refiro-me a Natanael, aluno da escola pública, "pobre, sujinho, tem tudo para ser mais um fracassado etc" que re-inventa a leitura lendo O dourado. Refiro-me ao sensível incômodo turbilhão que gera a leitura solitária de um livro de areia, entre quatro paredes, passando pela paixão segundo gh.
Penso que a leitura no mundo contemporâneo é isso; torná-la fundamental talvez seja pensá-la na sua imanência, no que provoca em cada um/uma de nós, no exercício de uma atividade tornada vital.

3) Meus argumentos são frágeis para opinar a respeito do impacto da internet e das novas tecnologias na difusão da leitura; não tenho um acompanhamento mais aprofundado de análises que abordem essa questão. Do que vejo no entorno, posso dizer que a internet, como um veículo de altíssima velocidade e quase sem barreiras físicas, abriu um espaço quase infinito quanto ao oferecimento de material de leitura. Enquanto suportes tecnológicos, seja a internet, ou a TV, ou os digitais, de fato, em muito se diferenciam do suporte livro de papel, suportes que, em sua diversidade, geram outros modos de leitura.
Abordar o impacto de tais tecnologias na leitura, ou a rede de tensões que aí se estabelece, requer considerar aspectos inerentes à diversidade do suporte, à relação leitor-suporte-texto-autor, às motivações e objetivos que pautam a leitura, às mudanças que se relacionam quando um texto se desprega de seu autor e, no trajeto de ser dado à leitura, passa por intermediações da edição, por exemplo. Nesse aspecto, há a considerar-se também o impacto da tecnologia texto-livro e leitura.

MILTON JOSÉ DE ALMEIDA
1)"O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê. É preciso transver o mundo." A frase é bonita, mas deslocada do resto da poesia, acho que de "As lições de RQ", fica parecendo um conselho quase uma ordem, quando para o poeta é uma forma de dizer algo sobre a poesia, mas não é algo a ser seguido como se houvesse ali uma ordem a ser observada, uma expressão reta: primeiro se vê, depois se lembra do que vê, e a imaginação transvê, pois ele na mesma poesia diz: "A expressão reta não sonha". Se você não imagina não consegue ver o "mundo" e muito menos transver. A imaginação vem antes de qualquer operação visual ou mental.

2) De que mundo contemporâneo está sendo perguntado? O mundo ocidental alfabetizado? A pergunta é muito genérica para ser respondida.

3) Não sei a que tipo de leitura a pergunta se refere: de livros, romances, poesias? A internet não difunde a leitura, ela obriga a leitura, nela tudo é lido. Não há uma tela na internet em que você não tenha que ler alguma coisa! Agora, se a pergunta se refere à qualidade dessa leitura, a internet é igual ao mundo, suas ruas, suas cidades, suas pessoas, e com a mesma sensação de insegurança...Tem coisas boas misturadas com ruins, coisas ruins misturadas com boas, ameaças e ternuras, como saber? Tudo depende do ponto de vista de quem olha, e do juízo de valor cultural e político com que se olha.

PETER BURKE

"Ao não conseguir ler mensagens em Tóquio, nutri mais compaixão
pelos analfabetos que chegavam a Londres ou Paris no século XVIII!"

Participantes do 16º Cole na Feira de Leitura e Arte, que na edição deste ano vai reunir 50 editoras no Ginásio Multidisciplinar (Foto: Antonio Scarpinetti)1) Parece-me que estamos atravessando uma era de transição, como podemos ver, pelo crescente modismo, em diversas línguas, do uso de palavras iniciadas com "trans". E ocorrem-me os termos "transferência" (como em "transferência de tecnologia"), "translation" (tradução em inglês), inclusas aí a tradução cultural, bem como a interlingual (ou tradução translingual), e também "transculturação" e o "transacionalismo"; na área de ciências sociais, penso no interesse pela "transdisciplinaridade", por vezes descrita como uma "transgressão" (o que, literalmente, significa "atravessar", "transpor").
Retornando ao poema e ao enaltecer do poeta à imaginação - apesar de não conseguir traduzir com facilidade "transver" (visão por certo ângulo?) -, realmente parece-me que, hoje, têm sido desenvolvido sérios esforços para olhar o mundo de um novo modo.
Tais esforços estão ligados a nossa era dos "pós" - "pós-moderno", posto que ela é "pós-colonial", "pós-nacional" e pós-socialista", ao menos sob certos aspectos. Não é por acaso que a "pós-modernidade" é frequentemente descrita ou definida em termos de viagem, fluxo, liquidez, transposição de fronteiras e limites de diversas espécies.

2) Dar uma resposta séria para esta questão demanda uma pesquisa comparativa, a qual não realizei, mas, claro, posso transmitir minhas impressões pessoais. Considerando que passo boa parte de meu tempo em cidades onde é dada grande importância ao sistema de transporte público, como em Londres, Nova Iorque e Paris, vejo, frequentemente, pessoas lendo livros, jornais e revistas a caminho do trabalho em (quase sempre) longos trajetos em trens, ônibus e metrô.
Ainda que essas pessoas não lessem nada em outras ocasiões, a carga horária que dedicam à leitura diária é substancial! Em cidades como São Paulo, onde um número maior de pessoas vai de carro para o trabalho, elas ouvem ao invés de ler - pelo menos espero; em outras palavras, há variações relevantes na resposta à sua pergunta. Outro aspecto refere-se à urbanização.
O mundo está cada vez mais urbanizado e viver em grandes cidades requer a leitura de vários tipos de sinalização. Lembro-me claramente caminhando pelas ruas de Tóquio vinte anos atrás, consciente de estar cercado de sinais, e de que suas mensagens seriam de grande importância de ordem prática ("não cruze a rua neste ponto", talvez) ao mesmo tempo em que não conseguia lê-las. Comecei, então, a nutrir mais compaixão pelos analfabetos que chegavam a Londres ou Paris no século XVIII!

Cartazes de edições anteriores do Cole: a leitura no centro do debate3) Novamente, tenho que recorrer às minhas impressões e falar com base em minha limitada experiência pessoal. Tanto quanto posso observar, os e-books não são importantes, podendo, não obstante, virem a sê-lo no futuro. Por outro lado, os jornais on-line estão superando em popularidade aqueles que têm o papel como suporte.
Pensando em termos de futuro, podemos observar crianças (no meu caso, dois netos que moram perto de nós e nos visitam quase todos os dias) que cresceram com a internet. Marco, especialmente, aos 9 anos, usa a internet todos os dias. Ele é particularmente fascinado pelo Google Earth. Mas, procurando ser mais abrangente, parece-me ser extremamente significativo que crianças como Marco estão sendo incentivadas em suas escolas, ao menos aqui na Inglaterra, a realizar pesquisas na internet como parte de seus deveres (com tarefas tais como "pesquise ´vespa´ e escreva cinco aspectos a seu respeito" - este é um exemplo real da semana passada).
As crianças estão, portanto, desde muito cedo, praticando uma forma específica de leitura - e há vários nomes para isso em inglês - que minha geração aprendeu consideravelmente mais tarde, aos 16 anos, no mínimo, ou ao ingressar na universidade, aos 18. Não vejo a internet como uma ameaça à leitura, porém pode sê-la para um determinado estilo de leitura: do começo ao fim do texto, "de capa à contracapa"; como bem pode ser um incentivo positivo a uma leitura feita de modo diferente.

Cartazes de edições anteriores do Cole: a leitura no centro do debate
Cartazes de edições anteriores do Cole: a leitura no centro do debate Cartazes de edições anteriores do Cole: a leitura no centro do debate

 

 

 
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