Desde
que começou a fazer parte das pesquisas da área de cinema,
a música deixou de ser pensada como um simples acessório
da produção cinematográfica. Vários estudos mostram que,
quando aplicada no contexto da construção audiovisual, a
música passa a agregar valor à narrativa da imagem. No que
diz respeito a cenas de amor, este gênero artístico tornou-se
elemento indispensável, porém, para compreender a convivência
entre música e imagem é preciso uma análise refinada, como
as que se apresentam na tese de doutorado do professor César
Henrique Rocha Franco.
A partir da análise pormenorizada de partituras,
a pesquisa aponta aspectos da construção musical que contribuem
na arquitetura audiovisual de cenas românticas. As time
goes by, do filme Casablanca (1942); Moon River, de Bonequinha
de Luxo (1961); e Love Theme, da ficção Blade Runner (1982),
estão entre as peças estudadas por Franco. O pesquisador
investigou os procedimentos composicionais utilizados nesses
e em outros temas. O estudo contém um exame detalhado das
convenções musicais do gênero fílmico melodrama romântico,
observando minuciosamente as características musicais.
Além de aprimorar o estudo de significados
estabelecidos em convenções melódicas abordadas em outros
estudos, como o livro The Language of Music, de Deryck Cooke,
o trabalho inaugura uma nova fase na área de pesquisa em
música aplicada à dramaturgia e à produção audiovisual,
por fundamentar os resultados em aspectos da teoria musical,
analisando todas as unidades musicais presentes nas partituras
dos temas de produções melodramáticas ou não. Os resultados
obtidos com as análises abrem possibilidades para novos
estudos na área, de acordo com a banca examinadora, que
considerou a tese uma possível referência para outros estudos.
O orientador da tese, professor Claudiney
Carrasco, disse desconhecer outra pesquisa brasileira dedicada
à abordagem analítica de temas de amor no cinema. Ele afirma
que, até o momento, vários estudos investiram na análise
de texto, mas não se tem conhecimento de outro trabalho
dedicado à análise usando referencial e recursos musicais
para observar e tentar compreender como se dá a construção
do sentido audiovisual. “César consegue avançar na pesquisa
sobre a construção do sentido por meio da música no contexto
audiovisual”, reforça.
Outras
produções importantes para a pesquisa de Franco foram Branca
de neve e os sete anões (1937), Laura (1944), Vertigo (1958),
Moscou contra 007 (1963), Dr. Jivago (1965), Romeu e Julieta
(1968), Os girassóis da Rússia (1970), Love Story (1970),
The Summer of 42 (1971), O poderoso chefão (1972), Em algum
lugar do passado (1980), Cinema Paradiso (1988), e Star
Wars II: Atack of clones (2002).
Ao concluir a tese com comentários em que faz um levantamento
de quantas vezes e em quais desses filmes um determinado
movimento melódico aparece, o autor mostra que a escolha
da música vai, de fato, muito além daquilo que o ouvido
parece pedir: uma tonalidade menor para a tristeza, uma
tonalidade maior para a alegria, um andamento mais rápido
ou mais lento para determinadas ações, um acorde apropriado
para cada sentimento. Esta seria uma análise mais simplista,
segundo Carrasco, mas Franco mostra que era preciso observar
todas as unidades musicais. “Trata-se de pesquisa fina,
em que cada unidade musical deve ser observada para não
cair numa análise simplista”, acrescenta Carrasco.
De acordo com Franco, os elementos musicais
observados durante a pesquisa são capazes de representar
emoções e sentimentos diversos vividos pelos personagens.
Ao estudar as unidades musicais presentes na partitura de
As time goes by, por exemplo, ele observa que há uma concordância
entre o perfil melódico não só com a cena, mas com a situação
vivida pelos personagens da história do filme Casablanca.
Os movimentos ascendentes ou descendentes vão ajudando a
compor as cenas e até a modificar a história de amor entre
os personagens Rick e Ilsa. Enquanto o primeiro movimento
representa a alegria do reencontro, o segundo acompanha
o forte teor passional em que o casal se separa e, segundo
Franco, “se não é a exata expressão de uma alegria passiva,
também não é a de dor profunda, mas de resignação, de aceitação
reconfortante”.
As time goes by, segundo ele, é um exemplo
de adequação da música à cena de amor. Ele explica que depois
de analisar as características da estrutura musical desta
canção e a exploração dela na narrativa do filme Casablanca,
seja na sua forma original, ou com tratamento orquestral
dado pelo compositor Max Steiner (1888-1971), é possível
reafirmar a ênfase dada por ela ao sentido emotivo das cenas
que integra. Ainda tomando como exemplo As time goes by,
Franco afirma que algumas convenções musicais do melodrama
coincidem com certas características desta canção. Uma delas
é a execução do piano com a voz. Outra convenção diz respeito
às harmonias que incorporam notas “estranhas” à formação
triádica (três sons) dos acordes. A música está presente
em todos os momentos da relação do casal, marcada por ressentimentos,
tristeza e a repressão dos sentimentos (especialmente por
parte de Rick).
Segundo
a análise de Franco, as manipulações realizadas posteriormente
na trilha musical do filme, por Steiner, transformam a canção
em vários aspectos, incorporando outros elementos do paradigma
do melodrama, como a orquestração fazendo amplo uso das
cordas, com a melodia executada nos violinos. A música consegue
mudar a emoção das cenas. O pesquisador fez uma análise
criteriosa comparando aspectos melódicos e rítmicos da canção.
Por se tratar de uma canção, Franco também
se preocupou em analisar a interação entre a fraseologia
musical e a letra, o que tornou mais evidente a importância
da música na narrativa. Ele observa que, assim como as idas
e vindas da letra, os motivos A e B (divididos assim para
aprimorar a análise) mostram um contraste melódico, marcado
por movimento de impulso e retenção. “Podemos inferir que
a letra da canção também se caracteriza pela mescla, ou
alternância de impulso (emocional) e retenção, de diálogo
e narração, de expressão pessoal e comentário”, explica
Franco.
Na letra, o impulso e a retenção são marcados
por momentos de paixão e de interrupção da paixão e Steiner
acentua essas emoções com seu arranjo.
De acordo com Franco, as unidades musicais
se repetem em diferentes partituras, mesmo que as produções
não tenham o mesmo gênero fílmico ou apresentem desdobramentos
contrários. Por exemplo, o movimento ascendente encontrado
em Casablanca, usado geralmente para expressar ou representar
um sentimento de visível, ativa e assertiva emoção de alegria,
está presente em cenas de Em algum lugar do passado, Laura,
Casablanca, Bonequinha de Luxo, Moscou contra 007 e Blade
Runner. Enquanto no filme Em algum lugar do passado, por
exemplo, esse movimento ilustra um reencontro amoroso no
além-vida, em Casablanca, ele acompanha a alegria momentânea
de um reencontro interrompido pela separação ao final da
história. Bonequinha de Luxo, Moscou contra 007 e Blade
Runner trazem este movimento em cenas em que a alegria é
expressa pelo encontro amoroso que ocorre no desfecho de
cada filme, ainda que os gêneros sejam distintos.
Apesar
de focar a produção melodramática, entre as 16 cenas analisadas
Franco incluiu títulos da ficção científica em que em algum
momento a história de amor se apresenta como conteúdo importante.
É o caso de Blade Runner, em que Love Theme, música romântica
inserida numa linguagem popular, acompanha a relação amorosa
que é relevante para a continuidade da narrativa, pois toda
a trajetória do personagem principal, o caçador de androides
Rick Deckard, muda por causa de Rachel, mulher por quem
se apaixona.
Já em Bonequinha de Luxo, tema de Moon River,
acompanha tanto a personagem principal, Holly Golightly,
quanto a cena de amor. Em Star Wars, o romance também não
é o foco principal, mas o amor proibido entre o jedi Anakin
e a princesa Padmé traz consequências marcantes no desenrolar
da saga. Nesses momentos de afeto, o tema de amor ganha
força nas produções, modificando o significado da história.
De acordo com Franco, a atribuição de significados
extramusicais a determinado elemento musical, seja ele melódico,
harmônico, tímbrico, é amplamente discutida entre estudiosos
da área. No que diz respeito à música fílmica, ele afirma
que as cenas de amor analisadas comprovam a sintonia entre
imagem e música, cumprindo o significado desejado.
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Publicação
Tese: “EmotiOn Track – representação do amor na
trilha musical de cinema”
Autor: César Henrique Rocha Franco
Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco
Unidade: Instituto de Artes (IA)
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