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Arte muda relação de alunos com escola pública
Investimento em projetos artísticos altera comportamento de estudantes

Investir fortemente em projetos artísticos na proposta pedagógica da EE Professora Irene de Assis Saes, localizada na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, interior do Estado de São Paulo, fez com que os alunos modificassem positivamente suas relações com a escola. “O local era muito deteriorado. Eram paredes pichadas, armários amassados, trilhos de cortinas e ventiladores quebrados. Tudo era muito feio”, relata a diretora Simeire Cristina Hackmann Ferreira em sua dissertação de mestrado apresentada na Faculdade de Educação (FE).

A reviravolta aconteceu, segundo a diretora, quando os alunos passaram a participar ativamente de eventos culturais e artísticos promovidos pela Secretaria de Cultura da cidade entre 2002 e 2007. O Festival de Teatro Estudantil de Santa Bárbara (Fetesb) e o Verso Vivo são programas que estimulam os estudantes da rede de ensino a montarem peças teatrais e a declamarem poemas, respectivamente, que são apresentados no teatro municipal de Santa Bárbara. Com o envolvimento nestes projetos, Simeire atesta que foi visível a redução da depredação, assim como a melhoria do rendimento escolar e a maior participação da comunidade na instituição escolar.

A escola conta com 1,2 mil alunos de ensino fundamental e médio e, atualmente, não há sequer uma parede pichada. Pelo contrário, os alunos conservam o prédio escolar e criaram a consciência de que se trata de um patrimônio público. “A escola passou a se destacar na cidade e, muitos que se envergonhavam, começaram a perceber as mudanças e, até mesmo, a se orgulhar de estudar no local”, comemora.

Para embasar a sua pesquisa, orientada pela professora Dirce Djanira Pacheco e Zan, a diretora da escola realizou 13 entrevistas entre professores, alunos e também com o idealizador do programa Verso Vivo. Em todas as entrevistas é possível notar o ambiente escolar positivo criado a partir de iniciativas de aproximar o aluno da arte, além do ganho cultural para a escola. As peças encenadas em 2005 e 2006 foram selecionadas para participar do Festival de Teatro do Estado de São Paulo, em Tatuí e, em 2004, chegaram a contar com 36 alunos em palco, sendo que um número significante de estudantes esteve nos bastidores, com atividades de montagem de cenário, figurino, maquiagem, trilha sonora e outros serviços.

Segundo Simeire Ferreira, outras ações também foram implementadas no sentido de desenvolver uma campanha de valorização da escola. No entanto, em sua opinião, o fato de envolver os estudantes nas atividades artísticas, foi o fator motivador para enxergarem a escola sob outra perspectiva. Em 2002, explica a diretora, o quadro era desanimador, mas atualmente a escola já está em outro patamar.

No caso do Verso Vivo, é interessante destacar que, para a seleção dos participantes, a escola organiza uma versão reduzida do programa. Para isso, conta com a ajuda dos professores e convidados externos no júri. Pelas regras, podem participar apenas 12 alunos de cada escola e são declamados poemas de autores consagrados e de escritores da cidade de Santa Bárbara. Outros tantos estudantes participam da torcida organizada da escola. Todo esforço para a seleção dos alunos dura, em média, dois meses. Em sala de aula, os professores trabalham o tema que depois resulta em apresentações públicas.

Já o Festival de Teatro Estudantil, evento que envolve o maior número de estudantes, não teve edição em 2009 e 2010. Simeire explica que, a partir de 2008, a escola precisou investir na reorganização da estrutura para se adequar à implementação por parte da Secretaria de Educação do Estado do currículo e material único adotados por todas as unidades. “Com isso, a adequação das mudanças curriculares do Estado comprometeu o envolvimento com as atividades artísticas e culturais da cidade”, lamenta.

 

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Publicação
Dissertação de mestrado:
“Possíveis relações entre escola e arte: um estudo de caso da Escola Estadual Professora Irene de Assis Saes”
Autor: Simeire Cristina Hackmann Ferreira
Orientador: Dirce Djanira Pacheco e Zan
Unidade: Faculdade de Educação (FE)
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