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Arte muda relação de alunos com escola pública
Investimento em projetos artísticos
altera comportamento de estudantes
Investir
fortemente em projetos artísticos na proposta pedagógica da
EE Professora Irene de Assis Saes, localizada na cidade de
Santa Bárbara d’Oeste, interior do Estado de São Paulo, fez
com que os alunos modificassem positivamente suas relações
com a escola. “O local era muito deteriorado. Eram paredes
pichadas, armários amassados, trilhos de cortinas e ventiladores
quebrados. Tudo era muito feio”, relata a diretora Simeire
Cristina Hackmann Ferreira em sua dissertação de mestrado
apresentada na Faculdade de Educação (FE).
A reviravolta aconteceu, segundo
a diretora, quando os alunos passaram a participar ativamente
de eventos culturais e artísticos promovidos pela Secretaria
de Cultura da cidade entre 2002 e 2007. O Festival de Teatro
Estudantil de Santa Bárbara (Fetesb) e o Verso Vivo são programas
que estimulam os estudantes da rede de ensino a montarem peças
teatrais e a declamarem poemas, respectivamente, que são apresentados
no teatro municipal de Santa Bárbara. Com o envolvimento nestes
projetos, Simeire atesta que foi visível a redução da depredação,
assim como a melhoria do rendimento escolar e a maior participação
da comunidade na instituição escolar.
A escola conta com 1,2 mil
alunos de ensino fundamental e médio e, atualmente, não há
sequer uma parede pichada. Pelo contrário, os alunos conservam
o prédio escolar e criaram a consciência de que se trata de
um patrimônio público. “A escola passou a se destacar na cidade
e, muitos que se envergonhavam, começaram a perceber as mudanças
e, até mesmo, a se orgulhar de estudar no local”, comemora.
Para
embasar a sua pesquisa, orientada pela professora Dirce Djanira
Pacheco e Zan, a diretora da escola realizou 13 entrevistas
entre professores, alunos e também com o idealizador do programa
Verso Vivo. Em todas as entrevistas é possível notar o ambiente
escolar positivo criado a partir de iniciativas de aproximar
o aluno da arte, além do ganho cultural para a escola. As
peças encenadas em 2005 e 2006 foram selecionadas para participar
do Festival de Teatro do Estado de São Paulo, em Tatuí e,
em 2004, chegaram a contar com 36 alunos em palco, sendo que
um número significante de estudantes esteve nos bastidores,
com atividades de montagem de cenário, figurino, maquiagem,
trilha sonora e outros serviços.
Segundo Simeire Ferreira,
outras ações também foram implementadas no sentido de desenvolver
uma campanha de valorização da escola. No entanto, em sua
opinião, o fato de envolver os estudantes nas atividades artísticas,
foi o fator motivador para enxergarem a escola sob outra perspectiva.
Em 2002, explica a diretora, o quadro era desanimador, mas
atualmente a escola já está em outro patamar.
No caso do Verso Vivo, é interessante
destacar que, para a seleção dos participantes, a escola organiza
uma versão reduzida do programa. Para isso, conta com a ajuda
dos professores e convidados externos no júri. Pelas regras,
podem participar apenas 12 alunos de cada escola e são declamados
poemas de autores consagrados e de escritores da cidade de
Santa Bárbara. Outros tantos estudantes participam da torcida
organizada da escola. Todo esforço para a seleção dos alunos
dura, em média, dois meses. Em sala de aula, os professores
trabalham o tema que depois resulta em apresentações públicas.
Já o Festival de Teatro Estudantil,
evento que envolve o maior número de estudantes, não teve
edição em 2009 e 2010. Simeire explica que, a partir de 2008,
a escola precisou investir na reorganização da estrutura para
se adequar à implementação por parte da Secretaria de Educação
do Estado do currículo e material único adotados por todas
as unidades. “Com isso, a adequação das mudanças curriculares
do Estado comprometeu o envolvimento com as atividades artísticas
e culturais da cidade”, lamenta.
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Publicação
Dissertação de mestrado: “Possíveis relações entre
escola e arte: um estudo de caso da Escola Estadual Professora
Irene de Assis Saes”
Autor: Simeire Cristina Hackmann Ferreira
Orientador: Dirce Djanira Pacheco e Zan
Unidade: Faculdade de Educação (FE)
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