|
Desafio Unicamp 2011 de inovação tecnológica
reúne alunos e profissionais
Verba é destinada à qualificação
e melhoria dos ambientes de ensino
Integrar
o conhecimento gerado dentro da universidade à sociedade por
meio do incentivo ao desenvolvimento de modelos de negócios
de crescimento acelerado. É com essa proposta que a Agência
de Inovação Inova Unicamp lança o Desafio Unicamp 2011 de
inovação tecnológica, uma competição de modelos de negócios,
construídos a partir de tecnologias protegidas desenvolvidas
na Universidade. A iniciativa, que é aberta a alunos e profissionais,
resulta de um projeto apoiado pelo CNPq.
Durante
dez semanas, os participantes estarão envolvidos com as atividades
do Desafio, como palestras, workshops, reuniões com mentores
e ações diretamente relacionadas com a construção do modelo
de negócio, como a prospecção de mercado e de clientes, entre
outras. Nesse período pretende-se que os candidatos a empreendedores
possam vivenciar parte do processo de criação de uma empresa
de base tecnológica, passando desde a escolha do negócio,
verificação da viabilidade e até mesmo, em alguns casos, a
constatação da necessidade de mudança do projeto.
Além
dessa vivência, o Desafio proporciona contato com metodologias
atuais para a construção do modelo de negócios, fundamentos
teóricos e exercícios, baseados no trabalho desenvolvido pelo
professor Steve Blank, da Universidade de Stanford (EUA).
Outro aspecto da concepção do Desafio destacado pelos organizadores
é a oportunidade que as mentorias representam. Empresários,
professores e pesquisadores da Unicamp irão participar de
encontros com as equipes, auxiliando-as a entender aspectos
relacionados com o planejamento do negócio, bem como uma maior
compreensão da tecnologia e suas aplicações práticas.
Para
o diretor executivo da Inova Unicamp, Roberto Lotufo, a participação
de mentores é de extrema importância e o envolvimento de pesquisadores
com tecnologias protegidas e de empreendedores bem sucedidos
é um diferencial da iniciativa no que tange a capacitação
e a possibilidade de networking. “O contato com esses profissionais
e com a experiência que eles possuem, vai permitir um aprendizado
diferenciado”, aponta Lotufo. O diretor afirma que a expectativa
é grande em relação a essa iniciativa, principalmente pelo
fortalecimento da cultura empreendedora dentro da Universidade.
Professores, pesquisadores e empreendedores experientes, interessados
em integrar o grupo de mentores devem entrar em contato com
a comissão organizadora.
Inscrições
O projeto do Desafio Unicamp 2011 está destinado a profissionais
de diversas áreas de atuação e a alunos do ensino superior,
sendo permitida, portanto, a participação de universitários
de outras instituições. Inicialmente, as inscrições deveriam
ser feitas já com os grupos, de 3 a 5 integrantes, constituídos.
“Acabamos de implantar a novidade da possibilidade de inscrições
individuais. Percebemos uma demanda nesse sentido, de pessoas
interessadas em participar do Desafio, mas que não estavam
conseguindo montar uma equipe”, explica Lotufo. No caso das
inscrições individuais, a constituição dos grupos será feita
pela comissão organizadora.
Para participar no Segmento
Acadêmico, os membros dos grupos ou os inscritos individualmente
devem ter vínculo com alguma instituição de ensino superior,
comprovado pela apresentação do comprovante de matrícula do
semestre vigente. Os participantes de empresas devem fazer
a inscrição dentro do Segmento Corporativo e, neste caso,
há cobrança de taxa de inscrição. Neste Segmento também há
a possibilidade da inscrição individual.
Na avaliação do diretor da
Inova, entre os incentivos para a participação de empresas
no Desafio estão não só a oportunidade de obter informações
sobre novas tecnologias em áreas de ponta, mas, também, o
aprendizado e identificação de oportunidades de endoempreendedorismo.
Tecnologias
Cerca de 40 tecnologias foram pré-selecionadas, pela Inova
Unicamp, para o Desafio. A escolha, conforme explica a diretora
de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia,
Patricia Magalhães de Toledo, resulta de uma análise na qual
foi considerado o caráter inovador. Porém, ela ressalta que
o banco de patentes da Universidade, que é público e está
disponível para consulta no site da Agência, pode ser consultado
e qualquer uma das tecnologias que lá estão pode ser escolhida.
A diretora também comenta que uma mesma tecnologia pode ser
escolhida por mais de um grupo. Todas as tecnologias pré-selecionadas,
bem como o detalhamento do Desafio Unicamp 2011, estão no
site do projeto, cujo endereço é www.inova.unicamp.br/desafio.
Cronograma
Palestra de Lançamento
– 28 de março, das 12h30 às 14 horas, no Auditório do
Instituto de Física “Gleb Wataghin”
Inscrições – até 6 de
abril, pelo site www.inova.unicamp.br/desafio
Workshop Modelo de Negócios (Business
Model Canvas) e Metodologia Lean start-ups - 9 e 16 de
abril, das 8h30 às 17h30, Ciclo Básico da Unicamp
Elaboração do Modelo de Negócios
– de 16 de abril e 19 de junho
Avaliação pelo Comitê de Seleção
– de 20 de junho a 1º de julho
Apresentações feitas pelos finalistas
e Cerimônia de Premiação – 19 de julho – Auditório do
CIESP Campinas
|
|