Untitled Document
PORTAL UNICAMP
4
AGENDA UNICAMP
3
VERSÃO PDF
2
EDIÇÕES ANTERIORES
1
 
Untitled Document
 



Desafio Unicamp 2011 de inovação tecnológica
reúne alunos e profissionais
Verba é destinada à qualificação e melhoria dos ambientes de ensino

Integrar o conhecimento gerado dentro da universidade à sociedade por meio do incentivo ao desenvolvimento de modelos de negócios de crescimento acelerado. É com essa proposta que a Agência de Inovação Inova Unicamp lança o Desafio Unicamp 2011 de inovação tecnológica, uma competição de modelos de negócios, construídos a partir de tecnologias protegidas desenvolvidas na Universidade. A iniciativa, que é aberta a alunos e profissionais, resulta de um projeto apoiado pelo CNPq.

Durante dez semanas, os participantes estarão envolvidos com as atividades do Desafio, como palestras, workshops, reuniões com mentores e ações diretamente relacionadas com a construção do modelo de negócio, como a prospecção de mercado e de clientes, entre outras. Nesse período pretende-se que os candidatos a empreendedores possam vivenciar parte do processo de criação de uma empresa de base tecnológica, passando desde a escolha do negócio, verificação da viabilidade e até mesmo, em alguns casos, a constatação da necessidade de mudança do projeto.

Além dessa vivência, o Desafio proporciona contato com metodologias atuais para a construção do modelo de negócios, fundamentos teóricos e exercícios, baseados no trabalho desenvolvido pelo professor Steve Blank, da Universidade de Stanford (EUA). Outro aspecto da concepção do Desafio destacado pelos organizadores é a oportunidade que as mentorias representam. Empresários, professores e pesquisadores da Unicamp irão participar de encontros com as equipes, auxiliando-as a entender aspectos relacionados com o planejamento do negócio, bem como uma maior compreensão da tecnologia e suas aplicações práticas.

Para o diretor executivo da Inova Unicamp, Roberto Lotufo, a participação de mentores é de extrema importância e o envolvimento de pesquisadores com tecnologias protegidas e de empreendedores bem sucedidos é um diferencial da iniciativa no que tange a capacitação e a possibilidade de networking. “O contato com esses profissionais e com a experiência que eles possuem, vai permitir um aprendizado diferenciado”, aponta Lotufo. O diretor afirma que a expectativa é grande em relação a essa iniciativa, principalmente pelo fortalecimento da cultura empreendedora dentro da Universidade. Professores, pesquisadores e empreendedores experientes, interessados em integrar o grupo de mentores devem entrar em contato com a comissão organizadora.

Inscrições
O projeto do Desafio Unicamp 2011 está destinado a profissionais de diversas áreas de atuação e a alunos do ensino superior, sendo permitida, portanto, a participação de universitários de outras instituições. Inicialmente, as inscrições deveriam ser feitas já com os grupos, de 3 a 5 integrantes, constituídos. “Acabamos de implantar a novidade da possibilidade de inscrições individuais. Percebemos uma demanda nesse sentido, de pessoas interessadas em participar do Desafio, mas que não estavam conseguindo montar uma equipe”, explica Lotufo. No caso das inscrições individuais, a constituição dos grupos será feita pela comissão organizadora.

Para participar no Segmento Acadêmico, os membros dos grupos ou os inscritos individualmente devem ter vínculo com alguma instituição de ensino superior, comprovado pela apresentação do comprovante de matrícula do semestre vigente. Os participantes de empresas devem fazer a inscrição dentro do Segmento Corporativo e, neste caso, há cobrança de taxa de inscrição. Neste Segmento também há a possibilidade da inscrição individual.

Na avaliação do diretor da Inova, entre os incentivos para a participação de empresas no Desafio estão não só a oportunidade de obter informações sobre novas tecnologias em áreas de ponta, mas, também, o aprendizado e identificação de oportunidades de endoempreendedorismo.

Tecnologias
Cerca de 40 tecnologias foram pré-selecionadas, pela Inova Unicamp, para o Desafio. A escolha, conforme explica a diretora de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, Patricia Magalhães de Toledo, resulta de uma análise na qual foi considerado o caráter inovador. Porém, ela ressalta que o banco de patentes da Universidade, que é público e está disponível para consulta no site da Agência, pode ser consultado e qualquer uma das tecnologias que lá estão pode ser escolhida. A diretora também comenta que uma mesma tecnologia pode ser escolhida por mais de um grupo. Todas as tecnologias pré-selecionadas, bem como o detalhamento do Desafio Unicamp 2011, estão no site do projeto, cujo endereço é www.inova.unicamp.br/desafio.

 

Cronograma

Palestra de Lançamento – 28 de março, das 12h30 às 14 horas, no Auditório do Instituto de Física “Gleb Wataghin”

Inscrições – até 6 de abril, pelo site www.inova.unicamp.br/desafio

Workshop Modelo de Negócios (Business Model Canvas) e Metodologia Lean start-ups - 9 e 16 de abril, das 8h30 às 17h30, Ciclo Básico da Unicamp

Elaboração do Modelo de Negócios – de 16 de abril e 19 de junho

Avaliação pelo Comitê de Seleção – de 20 de junho a 1º de julho

Apresentações feitas pelos finalistas e Cerimônia de Premiação – 19 de julho – Auditório do CIESP Campinas



 
Untitled Document
 
Untitled Document
Jornal da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas / ASCOM - Assessoria de Comunicação e Imprensa
e-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP