| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 341 -23 a 29 de outubro de 2006
Leia nesta edição
Capa
Artigo: Renato Dagnino
Cartas
40 anos: Brito Cruz
Prioridade em C&T
Agroturismo
Gripe aviária
Cognição artificial
Jazz e bossa nova
Jacob do bandolim
Crianças e diabetes
Idoso e gripe
Livros destratados
Açucar no catchup
Presuntos com Zinco
Patrimônio ferroviário
Painel da semana
Teses
Portal no JU
Livro da semana
Centro de Ensino de Linguas
Licenciatura
Cinema da boca
 

10

Seminário Latino-Americano Museologia e Ferrovia
reúne especialistas de vários países nos dias 26 e 27

O patrimônio ferroviário em debate

A professora Maria José Marcondes, do Instituto de Artes: preservar sem congelar o bem cultural no tempo (Foto: Antoninho Perri)O significado e a preservação do patrimônio cultural ferroviário na América Latina serão temas do seminário que será realizado nos dias 26 e 27, no auditório do Instituto de Artes. Haverá apresentação de experiências de restauro, revitalização e requalificação do patrimônio ferroviário como espaços museológicos ou centros culturais, com a discussão da inserção destes projetos nas dinâmicas sócio-espaciais, econômicas e culturais no âmbito latino-americano. Organizado pela professora Maria José de Azevedo Marcondes, do Departamento de Artes Plásticas, e Eloísa Dezen Kempter, doutoranda do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), o seminário integra atividades do projeto de pesquisa “Território e patrimônio: critérios de seleção e valoração do patrimônio cultural”, de responsabilidade da docente do IA e financiado pelo CNPq.

Maria José Marcondes lembra que as ferrovias estiveram profundamente integradas às estruturas urbanas e determinaram o processo de formação das cidades na América Latina, configurando uma determinada paisagem cultural, como ocorreu em Campinas e em todo o interior de São Paulo. As ferrovias tiveram papel importante principalmente durante a segunda metade do século 19 e primeiras décadas do século 20, como apoio à economia de base rural e ao inicio dos processos industriais, mas praticamente perderam suas funções no decorrer do tempo. Entre as propostas de novos usos destes espaços, estão os museológicos.

O objetivo do seminário, segundo Maria José, é justamente discutir o uso museológico e cultural das estações ferroviárias com o objetivo de revitalizá-las e inseri-las no contexto das comunidades locais, pois em geral elas ocupam regiões antigas e deterioradas das cidades. “Estamos trazendo especialistas da América Latina para mostrar mapeamentos, inventários, intervenções e avanços que foram conseguidos. Hoje, procura-se preservar o patrimônio sem mudar as características arquitetônicas, mantendo os valores memoriais, estéticos, históricos e simbólicos de interesse da coletividade de forma viva. Evitamos assim a chamada ‘museificação’ dessas áreas: quando a preservação congela o bem cultural no tempo”, explica a professora.

Maria José Marcondes ressalta que o evento, por outro lado, permitirá mostrar aos outros países um projeto importante que vem a Unicamp realizando com a cidade e a comunidade: o Centro Cultural de Inclusão e Integração Unicamp – Estação Guanabara. O professor Marcos Tognon, gestor do Centro, informa que o conjunto possui três edifícios, sendo que o projeto de implantação prevê o restauro do Armazém do Café, da gare metálica e do Edifício Administrativo. As etapas seguintes incluem um teatro com projeto de Lina BoBardi e a requalificação urbana do entorno (em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas) criando uma praça linear equipada para atividades envolvendo toda a população. Desde fevereiro de 2006, quando iniciou suas atividades de inclusão social e culturais, a Estação Guanabara ofereceu oito cursos, contemplando cerca de 500 crianças e adultos por semana.

Informações – O Seminário Latino-Americano Museologia e Ferrovia, no Instituto de Artes, tem patrocínio da Fapesp e do Faepex (Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão mantido pela Unicamp). A programação está em www.iar.unicamp.br/dap/sem_latinoamericano. Informações: (19) 3521-6573.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP