Untitled Document
PORTAL UNICAMP
4
AGENDA UNICAMP
3
VERSÃO PDF
2
EDIÇÕES ANTERIORES
1
 
Untitled Document
 


Indústria fonográfica:
um estudo antropológico

Autora: Rita C. L. Morelli

Sinopse: A escolha dos marcos teóricos distingue este livro dos demais que tratam de assuntos relacionados à indústria cultural no Brasil. Via de regra, os trabalhos publicados até o final dos anos 80 apoiavam-se em obras de autores voltados para as teorias da comunicação e da informação (Edgar Morin, Umberto Eco, Abraham Moles) e dos filósofos da Escola de Frankfurt (Theodor Adorno, Max Horkheimer). Ao optar pelo referencial antropológico, Rita Morelli abre novo campo de possibilidades para a investigação dos processos de produção industrial da cultura. Logo no primeiro capítulo, a autora faz uma revisão crítica do conceito de cultura entendida como esfera da vida social autônoma em relação à do trabalho utilitarista ou da produção material. Em seguida, mostra as limitações presentes na noção de “massa” como categoria estruturante da sociedade contemporânea, que acaba por encobrir as relações entre classes sociais, e aponta as armadilhas presentes no conceito de “cultura de massa”, que se, por um lado, pode expressar a idéia de que se trata de uma cultura que emana da própria massa, encobrindo assim as tendências de padronização dos produtos simbólicos impostas aos consumidores pela indústria cultural, por outro, revela parâmetros elitistas de julgamento estético desses produtos.

ISBN:
978-85-268-0845-4

Ficha técnica:
2ª edição, 2009;

Páginas
: 256

Formato:
14 x 21 cm

Áreas de interesse:
Antropologia; Música.

Preço:
R$ 38,00

 
Untitled Document
 
Untitled Document
Jornal da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas / ASCOM - Assessoria de Comunicação e Imprensa
e-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP